quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

É preciso investir...

Olá pessoal!
Valeu a todos que comentaram...

Com certeza é preciso INVESTIR.
Alô sr. prefeito! É preciso parar de pensar no Carnaval somente como uma festa para distrair o povo por 5 dias! O Carnaval definitivamente NÃO é só isso. Um Carnaval atrativo, traz pessoas para a cidade que deixam seu dinheiro nela. Isso gera empregos e renda! Estive um dia a tarde em Fama, e perdi a conta de quantas barracas havia nas ruas. E que vendiam de tudo: lanches, bebidas, badulaques carnavalescos. Turistas gostam dessas coisas de interior, então, por que não expor o artesanato produzido na cidade? Ao se aumentar o número de pessoas que prestigiam a cidade, poderia-se incentivar também o surgimento de alguns serviços que não existem em Serrania: hotéis, pousadas e restaurantes.
Talvez exista o pensamento de que só porque as pessoas pularam os 5 dias quer dizer que elas gostaram do Carnaval, e na verdade não é bem assim. E não adianta: não concordo com aquela ideia de que "para o povão, qualquer coisa tá bom".
O Carnaval é uma data para também se esquecer dos seus problemas. O povo também merece um Carnaval de primeira, para que não tenha que pensar "Se eu tivesse dinheiro, não passaria Carnaval aqui" e ao invés disso, pensar "Nem se eu tivesse dinheiro, sairia daqui da minha cidade".
Eu, assim como muitos outros serranienses, não moramos mais na cidade. E queremos continuar a voltar para prestigiar o Carnaval da NOSSA cidade. Mas sinceramente, depois desse ano, vou pensar duas vezes antes de decidir ir para Serrania no ano que vem.
Não quero fazer uma propaganda negativa. Até porque, qualquer pessoa que passou o Carnaval na cidade concorda comigo. E afirmo: muita gente NÃO vai voltar.

Ainda tem muitas coisas pra gente abordar aqui. A falta das matinês, a banda (banda?). É muito frustrante ver as coisas do jeito que estão. Mas vamos manifestar nossa opinião! Ficar quieto vendo aquilo que a gente tanto gosta ir para o ralo, definitivamente não dá.

Valeu pessoal!

7 comentários:

  1. Rê e seu lado 'polemizei' q eu naum conhecia.. rs!!
    Brincadeiras à parte, estou de acordo com cada palavra sua Renato...
    Outras festas já realizadas na cidade, que não atraíram sequer um terço do que recebemos no Carnaval, obtiveram um investimento consideravelmente superior ao que deve ter sido gasto neste evento de quinta!
    Falta investimento e PLANEJAMENTO... pois é impossível contratar algo com qualidade duas semanas antes de um evento. Naverdade, é necessário um plano bem organizado com uma comissão competente, pra que nada vá por água abaixo(como aconteceu nesta edição)
    Serrania já trouxe Alexandre Peixe em outubro, custava tão caro assim trazer algo similar (mas com qualidade) neste Carnaval? Não estamos nos alienando não, estamos apenas expondo nossas idéias para que Serrania caminhe para frente, e não para trás.
    É um tanto decepcionante admitir que o ano de 2009 foi muito mais proveitoso do que 2010 quando trata-se de Carnaval, isto porque estou falando de um simpels som mecâncio durante 5 dias...
    Exigir uma coisa melhor não é pensar alto demais, e sim, pensar à altura daquilo que recebemos: os turistas, que frustrados com o Carnaval 2010, certamente gastarão seu suado dinherinho em outro lugar no ano de 2011!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, esse ano eu não pude passar o carnaval em Serrania, mas vi como foi pelos comentários que muitos já fizeram comigo e também os muitos que escutei por fora.

    Quando soube que viria uma banda, fiquei até contente, por se tratar de algo diferente, pois ter só o som é legal também, mas uma banda parece que dá um destaque maior na festa. Pelo andar não foi a melhor banda e parece que não pesquisaram o repertório/estilo e se sabiam mesmo cantar de verdade.

    Comentários a parte, vou dar sugestões de coisas que eu acho que valeriam a pena ter nos próximos carnavais (e que eu vi que não tiveram no carnaval do ano passado em que eu estava por aqui):

    - banda: é muito legal trazer uma banda sim, mas, como já li em um post, não pegar a primeira que vier, só porque é de última hora e (talvez) ter um cachê mais barato ou porque não teve opção. Arriscar em algo para o carnaval, ainda mais numa cidade do interior de Minas, que é tão baladado nessa época do ano, só tende a piorar e não trazer mais turistas para o próximo ano. Acredito que, chegando setembro/outubro, já é preciso começar a planejar o carnaval do ano seguinte e não esperar chegar a última semana de janeiro pra saber o que vai ser e como vai ser. Pesquisar, planejar tudo com calma e até pedir a opinião da população é algo a ser feito...ainda mais aqui que é uma cidade pequena e não seria difícil escutar a população local. Não estou dizendo pra trazer a Ivete Sangalo (td bem que todo mundo gostaria, né? mas, melhor é ser humilde no começo e ir crescendo aos poucos), mas uma banda de nome, que seja destaque na região, não é difícil de encontrar e nem de negociar apresentações em dois ou três dias de carnaval. Não sei se a cidade possui uma Secretaria da Cultura, mas acredito que esse posto poderia até ajudar ou planejar mesmo o carnaval. Se há uma verba para investir no carnaval, é só saber como empregá-la da maneira correta e sem prejuízos maiores que possam afetar carnavais futuros.

    continua...

    ResponderExcluir
  4. ...continuando...

    - matinês: seria uma boa motivar a criançada a ir fantasiada para a praça e fazer até um concurso de melhor fantasia, além de colocar música de VERDADE pra criança num determinado horário, pra que elas escutem música de CRIANÇA e não esses rebolations que não são exatamente para elas.

    - ou, caso queiram algo mais fechado, porque o sol na cabeça dos pequenos não faz bem, usarem o clube, que já foi palco de muita matinês infantil (porque eu cheguei a ir em alguns quando era pequena) e também voltar com aqueles bailes de carnaval que eram (e são) tão legais e tradicionais com suas marchinhas. Eu soube que em algumas cidades, aqui do sul de Minas mesmo tiveram bailes fechados de carnaval, com mesas a serem vendidas para todos os dias de festa. Não sei, acho que isso poderia diversificar um pouco o carnaval de Serrania, não deixar somente o de rua e voltar a ter mesmo o tradicional, fechado, porque podem aproveitar mais um espaço legal que é o clube (ou um outro lugar dentro da cidade mesmo, não sei...) e quem quiser ficar lá dentro, aproveita ou senão fica na rua, pulando do mesmo jeito.

    Não sei, são apenas sugestões que podem fazer e que podem dar certo sim, desde que haja a mente aberta e consiga investir da maneira correta em um carnaval que faz parte de uma região que é referência na escolha de onde passar o carnaval de gente de São Paulo e outras cidades. Eu mesma falo para meus amigos de outras cidades que em qualquer cidade do sul de Minas que eles passem o carnaval, vão gostar e aproveitar a festa de tal forma que com certeza voltarão no ano seguinte. E pelo andar, não foi assim por aqui esse ano.

    ResponderExcluir
  5. SERÁ Q SERRANIA NÃO MERECE UM INVESTIMENTO DESCENTE NO NOSSO CARNAVAL??? EM UMA FESTA TÃO BONITA DESSA QUE AGRADA O NOSSO POVO??? ATÉ PRO PESSOAL DO COMÉRÇIO DA NOSSA CIDADE SERIA UM INCENTIVO,É MELHOR ALEXANDRE PEIXE NO MEIO DO ANO OU NO CARNAVAL??? GENTE KD OS SEGURANÇAS??? VCS JÁ VIRAM CARNAVAL SEM SEGURANÇA??? EU JÁ AKI EM SERRANIA É ASSIM NUNCA VI ISSU É DESSE JEITO QUE QUEREMOS ATRAIR TURISTAS PRA NOSSA CIDADE?? OOOOO COMIÇÃO NÃO ACABA COM O NOSSO CARNAVAL NÃO???
    ASS: TIÃO GALINHA!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoas !!!

    Bom, eu queria dizer, sem querer dar uma de chato, mas é que isso tudo vai ser " em vão "... Não adianta ficarmos discutindo, criando idéias e tudo mais. Cara, eu li várias ideias ótimas, mas de que adianta gastarmos nossos lindos neurônios se não temos alguém que nos ouça e que nos dê atenção... ?

    Esse papel é todo do pessoal responsável pela administração da cidade, coloquei assim para não ser preciso citar nomes... No mais é, fazer campanhas para atrair a atenção turistica, incentivar o proprio povo Serraniense a dar opniões, investir em equipes terceirizadas de segurança para apoiar a Policia Militar, gente competente, não pegar qualquer um pela rua, dar um colete a ele e mandar ele trabalhar e muitas outras coisas...

    A Policia Militar faz um papel ostensivo. Para quem não sabe o que é isso, é um patrulhamento de rua, trocando em miúdos. Se eles ficarem só na praça, quem fará uma analisada pelas " ruas de fundo " e tudo mais... ?

    Assim, enquanto a Policia faz uma vistoria de veículos nas entradas e acessos à cidade, a equipe de apoio na segurança " segura as pontas " na praça. Assim, teremos menos " Machado " aqui, não que lá só exista gente ruim, mas é que a grande massa que não tem o que fazer, migra pra cá causando baderna e desordem.

    Quanto ao som, alguém que entenda dessa parte que deve tomar a frente nisso, não tenho mais nada a dizer sobre...

    Ah, se eu for falar tudo, fico muito tempo aqui... E como eu tbm faço parte da população, resolvi também dar a minha opnião.

    Afinal, vivemos em um estado democrático, não é?

    Abraços e até mais. :-)

    ResponderExcluir
  7. Prezados, há tempos não participo de um carnaval em Serrania, meu emprego me toma tempo, com toda certeza, mas acho que isso não foi a causa fundamental.
    O Ultimo carnaval que passei em Serrania, me deparei com uma sena arcaica, beirando a idade medieval, onde seguranças transitavam e se impunham ostentando "armas", tipo cassetetes e se lançavam em meio à muitidão qual policiais militares. Seguranças esses, que se quer tinham um treinamento, foram escolhidos aleatóriamente entre os habitantes, acredito eu, que foram selecionados pela suas condutas, se formos analizar a maioria havia tido um passado "rebelde", brigão.
    Fiquei horrorizado em ver a praça Minas Gerais se transformar em uma "praça de guerra", se distanciando, e muito, daquilo que sempre foi uma ideogia "nossa", passamos de perseguidos a perseguidores, de reprimidos a repressores.
    Como um cidadão Serraniense que sou, ainda que distante, eu digo não à violência, digo não a repressão.
    Acredito em nossos valores, pelo menos eu tenho os meus.
    Quanto ao fato dessa banda, não posso dizer nada, pois estava ausente, mas se há rumores, deve haver algo de real.
    Quero de volta os nossos bons e velhos carnavais, quero estar na praça, à vontade, com uma boa banda,livre, com toda liberdade que temos direito, garantindo o nosso direito de ir e vir, mas ir e vir com segurança, com liberdade e com qualidade de vida....
    Que o caranaval de Serrania seja o melhor da região!
    Super abraço do sempre amigo..
    Rubens Massa

    ResponderExcluir